PBL

Informações gerais

O método PBL (Problem Based Learning) é uma estratégia didática-pedagógica centrada no aluno, como protagonista do seu processo de aprendizagem. Há mais ou menos 30 anos tem sido aplicada em algumas instituições de ensino, sendo um método com eficiência comprovada por diversas pesquisas na área da psicopedagogia e da avaliação de desempenho dos profissionais formados por esse método. Um dos objetivos do PBL é apresentar seu conteúdo de forma que proporcione integração de conhecimento para o aluno.

O problema é o ponto chave de um currículo PBL. Um determinado problema é compartilhado para que a partir dele aconteça o desenvolvimento do estudo sobre um tema específico. Sendo esse tema parte de um módulo temático/disciplina de uma matriz de ensino. O propósito de um problema é incentiva uma discussão produtiva de um grupo tutorial e, ao fim da discussão os alunos devem criar objetivos de estudo que possibilitem o aprofundamento de seus conhecimentos sobre o tema gerador do problema. Um problema eficaz deve ser: 1- simples, objetivo e que não induzam a pistas falsas que desviem o foco do grupo para o tema principal. 2 – Ser motivador e despertar o interesse pela discussão.



O método PBL pode acontecer através da tutoria, que segue os seguintes passos:


No grupo de tutoria seguindo o método PBL há a divisão de funções que são responsáveis por desempenhar atividades específicas, que são:
- O coordenador: O aluno coordenador deverá garantir que a discussão do problema se dê de forma metódica e que todos os membros do grupo participem da discussão.

- O secretário: O aluno secretário deverá garantir que as várias etapas da discussão do grupo sejam convenientemente anotadas de forma a que o grupo não se perca na discussão e que não volte a pontos que já foram discutidos anteriormente.

- Os membros: Os outros alunos participantes do grupo deverão se esforçar para realizar uma boa discussão do problema, de forma metódica, respeitando as diretrizes do coordenador do grupo.

- O professor tutor: O docente tutor deverá garantir que o grupo funcione, que tenha coordenador e secretário, que todos participem e que a discussão não se distancie do tema, de forma que os alunos possam chegar a objetivos de aprendizado próximos daqueles imaginados para aquele problema. O tutor tem uma visão geral do módulo temático e específica de cada problema. É instruído por material preparado e conhece previamente os objetivos de aprendizado pretendidos para cada problema. Não deverá, entretanto, impor estes objetivos, nem os informar para os alunos. Tampouco é esperado que ele dê uma aula para os alunos. Deverá exigir do grupo que esteja atento ao texto do problema e que a discussão respeite este texto. Deverá ter um bom entendimento do tema em discussão, mas não é necessário que seja um especialista no assunto.

Avaliações

Nota: 0.00